2/03/12
Então eu vim pra China estudar. Ok, lindo, brilhante.
Por mais que eu tenha interesse em aprender mandarim (e tenho mesmo, do contrário estaria curtindo uma praia em Santos), não vim pra cá SÓ pra estudar.
Durante o segundo semestre do ano passado fiz um trabalho com um coach. Coach, (do inglês, treinador), quando referente ao desenvolvimento pessoal, é um profissional que auxilia na busca e definição de metas, e te orienta a alcançá-las (Roberto, se você ler isso e quiser dar uma definição melhor, fique à vontade)
Eu frequentei durante os últimos anos um instituto que -sem brincadeira- mudou minha vida: O MeCura (www.mecura.org.br) . Depois de algum tempo frequentando o instituto, descobri que havia um coach, voluntário lá. Me interessei, e depois de algum tempo comecei a ter sessões semanais com Roberto Costard (www.robertocostard.com.br). Com ele aprendi a dar prioridade às coisas e a manter o foco. Com o auxílio dele eu pude alcançar coisas eu diria, "meio" importantes, como definir quando eu viria pra China, fazer o que, como, morar onde, comer o que, como faria pra manter minha rotina de esportes aqui, etc (entre muuuitas outras coisas).
Depois do Roberto, li o livro "Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes" (super recomendo a qualquer um e a todos), e percebi a necessidade, não apenas de manter o foco, mas de manter um equilibrio na vida. Ou seja, não só trabalhar (como é o caso da maioria), não só estudar (como eu poderia transformar em meu caso aqui), mas perceber os diferentes papeis que a minha pessoa cumpre no mundo, e cumprir com minhas obrigações, bem como satisfazer a necessidade de cada um desse papel.
Assim, defini meus papéis aqui, basicamente, como:
1- Estudante, que deve cumprir a tarefa de ir às aulas e estudar diariamente, inclusive sábados e domingos.
2- Professora de inglês- preparar e dar as aulas nas escolas
3- Aprendiz- comecei a dar aulas de português para três francesas, e tenho aula de francês em troca. O que eu aprendo não é apenas o francês, mas também a desenvolver minha habilidade e obter experiência como professora de português para estrangeiros
4- Athlete wanna be (querendo (voltar a) ser atleta)- academia no mínimo 5 vezes por semana, com treinos específicos, aeróbicos e de musculação.
5- Boa filha e amiga- Manter contato constante com família e amigos no Brasil (e na Irlanda, e na França, etc), além de estreitar laços com amigos feitos aqui (através de almoços, bares, grupos de estudo, etc)
6- Não sei bem como nomear esse papel. Basicamente, continuar trabalhando meu autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, através da Deeksha, da meditação e de leituras.
Notem que os papéis não estão em ordem de prioridade.
Assim, mesmo sabendo que não vou estudar 15 horas diárias de mandarim, mas 8, acho que sobreviverei por aqui. Fazendo amigos, cuidando da minha saúde e tendo prazer aprendendo francês e ensinando português e inglês. Mas o mandarim continua sendo minha prioridade
Ju, vc é uma pessoa admirável e eu tenho muito que aprender com vc =) Vc tem garra e determinação e é corajosa =) Coloque o blog na sua lista de metas tambem, pq ele esta muito legal e seria legal se vc sempre o atualizasse! Beijos!
ResponderExcluirO ITEM 5 TÁ GARANTIDO! ;)
ResponderExcluirPronto. Após 4 anos, li todos seus posts e matei minha curiosidade. Grande abraço do seu primo
ResponderExcluir